topo
 
Grãos Comerciais
MILHO
milho

O milho é considerado uma das culturas mais antigas do mundo, havendo provas, através de escavações arqueológicas e geológicas, e através de medições por desintegração radioativa, de que é cultivado há pelo menos cinco mil anos.

Logo depois do descobrimento da América, foi levado para a Europa, onde era cultivado em jardins, até que seu valor alimentício tornou-se conhecido. Passou, então, a ser plantado em escala comercial e espalhou-se desde a latitude de 58º norte (União Soviética) até 40º sul (Argentina).

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60 a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano.

Dentro da evolução mundial de produção de milho, o Brasil tem se destacado como terceiro maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

No Paraná

A cultura do milho no Paraná ganhou expressão econômica somente a partir do século passado. A expansão na área de produção de milho ocorreu com a ocupação do norte e principalmente do oeste e sudoeste do Estado, a partir da década de 30. O plantio da semente no oeste e Sudoeste pautou-se, inicialmente, em uma economia familiar baseada na produção de feijão, milho e suínos.

Para a flexibilidade de adaptação a condições de cultivo em terras brutas, a cultura de milho teve papel preponderante no desbravamento de áreas, dada a magnitude da participação da cultura em relação a área de lavouras e a área total ocupada entre as décadas de 50 e 60.

O engenheiro agrônomo, Renato Sabbi, revela que o clima da região é propício para este cultivo, devido principalmente à amplitude térmica (diferença de temperaturas diurnas e noturnas) e à altitude ao redor de 800m.


Graos
milho
   
conheca
 
rodape