topo
 
Grãos Comerciais
TRIGO
milho

O trigo (Triticum aestivum L.) é um dos cereais mais antigos consumidos pelo homem. Atualmente é um dos mais cultivados em todo o mundo. Já era produzido na Babilônia e no antigo Egito, na época dos faraós. Um dos relatos mais antigos mostra o trigo vem sendo cultivado em escala há cerca de seis mil anos, na Babilônia.

Os principais produtores mundiais de trigo, atualmente, são os Estados Unidos, a Comunidade Européia, Rússia e China. No Brasil, esta cultura foi introduzida em meados de 1.500, por Martim Afonso, na antiga Capitania de São Vicente.

Por ser uma cultura, predominantemente, de inverno, o trigo é mais cultivado na região Sul do Brasil, principalmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, apesar de ser plantado em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e até no Mato Grosso do Sul.

A produção nacional só não é maior por não haver um interesse especial nesse cereal que, historicamente e culturalmente falando, não é de grande importância se comparado a outras culturas de escala, como a soja, o algodão, o café, a cana-de-açúcar ou o milho (principalmente pelo consumo como ração animal).

Na região Sudoeste o plantio ocorre nos meses de junho e julho, sendo que a colheita será realizada nos meses de setembro a novembro.

A cultura de trigo é fundamental e necessária para o sistema de rotação de culturas vigentes no sudoeste do Paraná, pois além de ser economicamente viável dilui os custos fixos da propriedade e mantém o solo coberto no inverno.


Graos
trigo
   
conheca
 
rodape