O Grupo Lavoura é apoiador de um novo programa de incentivo à qualidade no campo. Denominado Semente Premium, seu objetivo é provar que um lote de sementes possui qualidade fisiológica superior ao padrão do mercado, ampliando também a divulgação de tais informações. A iniciativa é da Fundação Pró-Sementes para auxiliar agricultores a adquirirem sementes que realmente geram resultados positivos nas plantações.

Um dos maiores benefícios do selo “Sementes Premium” é gerar economia aos agricultores, pois uma semente boa, com maior germinação e vigor será utilizada em menor quantidade. Além disso, os profissionais do campo poderão contar com:
– Mais agilidade e transparência do processo produtivo;
– Otimização de recursos
– Maior segurança genética da semente;
– Maior satisfação nas suas compras.

Como o Sementes Premium identifica uma semente de qualidade?

Para uma semente ter uma excelente qualidade fisiológica, ela possui um elevado percentual de germinação e vigor. Para que as sementes de soja recebam o selo de Sementes Premium, os lotes precisam atender o padrão mínimo de 90% de germinação e 80% de vigor. Já no caso das sementes de trigo, o alto nível de qualidade é identifica com no mínimo 95% de germinação e 85% de vigor.

Após as análises, a Fundação Pró-Sementes emite os resultados, encaminha o selo de “Sementes Premium” para cada lote que corresponde a qualidade esperada. Além disso, é enviado um atestado de qualidade fisiológica com todos os dados obtidos na análise.

O processo é informatizado, ágil, seguro e transparente em todas as etapas. As vistorias são realizadas in loco pelos auditores técnicos com o objetivo de verificar os padrões de campo das sementes.

Requisitos dos lotes analisados

Para que sejam analisados, os lotes de sementes devem seguir os requisitos abaixo:
– Pertencer às seguintes categorias: básica, certificada de 1ª geração-C1, certificada de 2ª geração-C2, S1 e S2;
– Estar o mais próximo possível do plantio;
– Ter sido plantados a partir de campos homologados pelo MAPA;
– Estar de acordo com a legislação brasileira de sementes e mudas.

Atenção agricultor! Antes de comprar sementes, procure o selo de qualidade do Sementes Premium:

O Selo Sementes Premium é um programa da Fundação Pró-Sementes