Um dos critérios básicos para se manter no mercado é o alcance de certificações de qualidade, dentre as quais a ISO 9001 tem se mostrado uma das mais importantes. A ISO 9001/2015 é um conjunto de normas criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços no mundo todo.

Essa normalização está baseada em um documento, que oferece um modelo padrão para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos), visando atender às necessidades dos clientes com credibilidade. A empresa que escolhe seguir estas normas, deverá estipular as metas a serem atingidas para obter a certificação e será auditada para conferir se as metas foram devidamente atingidas.

Gestão de Qualidade

Mas antes da obtenção da ISO 9001/2015 é necessário ter em mente a importância de um sistema baseado em Gestão de Qualidade. De maneira geral, ele sustenta-se em um gerenciamento voltado para a qualidade de todos os processos de uma organização, desde o planejamento das ações iniciais, passando pelo desenvolvimento interno dos setores, até o momento de venda para o consumidor final.

Sendo assim, os aspectos esperados pelo sistema são: foco no cliente, liderança, engajamento dos colaboradores,  abordagem de processos, melhorias contínuas, decisões baseadas em evidências e gestão do relacionamento.

É importante lembrar que, como a indústria possui setores diferentes de produtos e serviços, as etapas de produção também são distintas. Sendo assim, a própria empresa pode estabelecer o melhor funcionamento de cada etapa, desde que estejam baseados no Sistema de Gestão de Qualidade e cumpram os requisitos legais rigorosamente.

Processo de adequação

Como praticamente tudo que funciona em uma organização é em conjunto, a adequação também é um processo que envolve diretamente colaboradores, líderes e, principalmente, gestores. É de extrema importância que haja um esforço coletivo de todas as áreas, onde cada um saiba sobre seu papel na empresa, assim como a melhor maneira de executá-lo.

Também é interessante que em cada setor haja um responsável para direcionar e adequar sua equipe/processo para a ISO 9001/2015. Além disso, o planejamento estratégico deve existir nos diversos âmbitos da empresa, de forma que todos envolvidos tenham clareza das metas e objetivos.

Há diferenças para o setor do agronegócio?

As empresas que oferecem produtos e serviços no ramo da agricultura, como a Lavoura S/A, que oferta sementes de trigo e soja com melhoramento genético, lidam com processos técnicos tanto em ambiente interno quanto externos.

Para esse tipo de setor há exigência em alguns índices definidos pela organização, como: qualidade na germinação – e por consequência das sementes, visitas cronometradas, técnica de manuseio aperfeiçoada e rigorosa, processos definidos com clareza, supervisão frequente, além, claro, da satisfação do cliente.

Benefícios de ser uma empresa certificada

Qualidade dos produtos/serviços

Como o objetivo da certificação é elevar os padrões de qualidade de uma empresa, espera-se que seus produtos/serviços também acompanhem a régua de exigência. Dessa maneira é quase certo que o cliente irá adquirir sua mercadoria ou serviço com um padrão de alto nível, pois ele passou por processos que garantem a segurança e qualificação desde o início.

Satisfação e lealdade dos clientes

Uma empresa com processos bem definidos costuma oferecer o melhor de seus produtos e serviços, sendo assim a satisfação dos clientes será maior. Os consumidores que tiveram o retorno de seus expectativas atendidas tem uma grande chance de voltar a consumir com aquela empresa, além de indicar para outras pessoas, criando uma atmosfera de credibilidade.

Produtividade e redução de custos

Uma organização funcionando corretamente em suas etapas e seguindo à risca seu planejamento estratégico tem maior chance de elevar a produtividade, pois os espaços para erros serão menores e a produção tende a aumentar. Além do mais ela consegue se antever à possíveis problemas e se programar para evitar futuros gastos extras.

Avaliações regulares

A empresa certificada precisará passar por auditorias, o que garante que haja Sistema de Gestão de Qualidade a médio e longo prazo dos processos.

Para o setor do agronegócio os benefícios continuam. Além dos citados, pode-se destacar mais alguns, como:

Agrega valor para o mercado

Atualmente, no Paraná, apenas duas empresas do ramo de comercialização de sementes, grãos e insumos são certificadas, sendo a Lavoura uma delas. Isso é muito importante para o segmento do agronegócio, um dos principais da economia nacional, pois além da confiabilidade e qualidade, a competitividade internacional também aumenta.

Qualidade na cadeia do produto final

Diversos produtos oferecidos pelo setor do agronegócio servem de matéria prima para a cadeia alimentar, sendo assim, também pode-se falar que afeta na qualidade final do produto. Assim o setor consegue oferecer o melhor até o final da sua cadeia.

Produção e sustentabilidade

Ser uma empresa certificada no agronegócio contribuiu com a agricultura a médio e longo prazo, conquistando assim sustentabilidade em suas produções.